quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fumaça, só se for do asfalto!

Just quit it

Hoje, dia mundial do combate ao tabagismo me vi muito satisfeito com uma situação que me faz acreditar ainda mais que a corrida pode mudar a vida das pessoas. Enquanto praticava meu habitual treino de quinta-feira no parque do Ibirapuera, me deparei com um colega de faculdade, o Ramon Alcaraz, que de sedentário assim como eu, se tornou um praticante habitual de corrida. Mas você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o dia mundial do combate do tabagismo? Por mais que ele não tenha parado de fumar, isso me fez refletir sobre a quantidade de pessoas que param de fumar, beber e etc por causa dos esportes, mais especificamente a corrida. Essa atividade que tanto amamos e traz diversos benefícios para o corpo e a mente, e é justamente por isso que ela consegue combater o tabaco de igual para igual, pois os viciados (Isso mesmo!) em cigarros ou bebidas tem parte do vicio atribuído à fatores psicológicos como o habito de acender um cigarro após o almoço e fatores fisiológicos em decorrência das substancias químicas contidas no tabaco. A corrida nos ensina a ter disciplina e auto-controle o que ajuda o fumante ou alcoólatra a controlar o desejo, e ao mesmo tempo ajuda o organismo a se limpar das substâncias químicas danosas que se encontrar nestes produtos. 

Gostaria de poder exemplificar em números quantas pessoas a corrida de rua salvou destes vícios malditos, principalmente do cigarro mas não achei nenhuma informação confiavel na internet, apesar disso em uma busca rápida no Google encontrei um incontável número de depoimentos de pessoas que pararam de fumar por causa da corrida.

O mais interessante é que pessoas de varias idades e com diversos tempos de tabagismo pararam de fumar e todas podem gozar de uma série de benefícios simplesmente parando com o tabagismo e o mais incrível é que o processo de melhoria da saúde começa quase que imediatamente ao para de fumar como na ordem cronológica abaixo:

  • Após 20 minutos: a pressão e pulsação voltam ao normal;
  • Em 8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • Em 48 horas: a capacidade de sentir cheiro e sabor melhora;
  • De 2 semanas a 3 meses: a circulação melhora, fica mais fácil caminhar e a função pulmonar aumenta;
  • Após 5 a 15 anos: o risco de doenças associadas ao tabaco reduz ao mesmo nível das pessoas que nunca fumaram.

Lembre-se, ser possível não quer dizer que seja fácil, mas com certeza vale a pena e varias pessoas podem lhe confirmar isso. Tenha foco e persista sempre, pois isso vai lhe ajudar tanto na corrida quanto na luta contra o tabagismo ou qualquer outro vício.

Até a Próxima Volta!

Um comentário:

  1. Parabéns, Bruno.
    O texto é inteligente, intrigante e interessante.
    Boas passadas!
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir