sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comer direito, sem ferir os seus direitos!

Comida Saudavel

Hoje, como qualquer outro dia típico acordei e tomei um belo café da manhã com ovos mexidos, Iogurte desnatado com mel e granola, além de uma deliciosa fruta e após arrumar a cozinha peguei a RW deste mês para ler, quando me deparei com a matéria da Patricia Julianelli na pagina 32 da revista falando sobre a neura dos alimentos funcionais. Comecei então a refletir sobre como consegui construir uma dieta que é gostosa e saudável ao mesmo tempo e pelo que me lembro não foi fácil e nem rápido. Eu, como todo bom paulistano e descendente de italiano, adoro comer e arrisco inclusive a dizer que este é um dos pequenos prazeres da vida, portanto trocar aquele nhoque recheado com queijo mozzarela por arroz integral e feijão me pareciam muito sacrificantes, para não dizer que a idéia de comer salmão todo dia ser economicamente inviável, talvez por estes motivos eu sempre tenha torcido o nariz nas consultas com nutricionistas, até que começasse a entender a lógica de como isso funciona realmente. Mais do que se preocupar em reduzir as rações ou seguir uma dieta como se fosse uma religião, é necessário ter conhecimento do que é uma dieta ideal (Geralmente o resultado da primeira consulta) e assim fazer os devidos ajustes para se re-educar no modo de comer, efetuando escolhas inteligentes e assim entendendo que comer chocolate um dia na semana não vai estragar sua alimentação da mesma forma que deixar de comer nhoque um dia não vai te matar. Ao longo das consultas com a nutricionista eu fui entendendo o que era bom e o que não, da mesma forma que eu informava o que funcionava para mim e o que não não funcionava, e com isso pude entender as diversas variações de comidas que eu posso e consigo ingerir de acordo com minha rotina e condição econômica, e que sejam prazerosas para meu paladar, e portanto me re-educando ao invés de seguir um programa de alimentação (popularmente chamada de dieta) que provavelmente duraria algumas semanas apenas.

Em resumo, eu aprendi que ter uma alimentação saudável é um processo, e soluções pontuais não vão resolver os problemas de como você se relaciona com o ato de comer, por que ao meu ver, maus hábitos alimentares são realmente problemas de relacionamentos com o ato de se alimentar.

É importante que eu diga que não tenho propriedade técnica para falar sobre hábitos alimentares, pois não sou um nutricionista, porém tenho propriedade prática pois com a ajuda de uma nutricionista me re-eduquei e até o momento eu já perdi 11 kgs, sem ter que fazer qualquer dieta maluca, pois simplesmente melhorei meu relacionamento com o ato de me alimentar.

Não vou deixar recomendações de alimentação aqui, pois acredito que seja muita pretensão da minha parte saber o que se enquadra no rotina e no paladar de cada um, sem sequer conhecer a vida dos leitores deste blog, portanto a única recomendação que deixarei é para que procurem um profissional e tenham paciência para passar pelo processo de re-educação alimentar pois ele realmente funciona se for levado a sério. E por mais que pareça um clichê, lembre-se que hábitos saudáveis envolvem uma boa alimentação e atividades físicas.

Até a próxima volta!

Um comentário:

  1. Inteligente e sensato se post, Bruno. Espero que alguns amigos e amigas passem por aqui para usufruirem desta boa leitura.
    Boas passadas!
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir