"Você pode ter dados sem ter informação, mas não pode ter informação sem dados." Daniel Keys Moran
Existem corredores que não gostam da sair de casa com nenhum peso extra, portanto não carregam MP3Player por que a música distrai, não carregam celular para não serem incomodados nos treinos, não utilizam frequencímetros pois preferem interpretar os "sintomas" expressados pelo corpo. Se você se identificou com a descrição acima, este post provavelmente não vai lhe interessar, mas existem outros tipos de corredores (como eu) que são fanáticos por tecnologia e gostam de processar as informações adquiridas nas corridas. O problema é que até pouco tempo era necessário investir uma grande soma de dinheiro para se obter um frequencímetro e um GPS para corrida, mas os Smartphones vieram para mudar esta história pois diversos desenvolvedores de aplicativos estão disponibilizando aplicativos (Pagos e Gratuitos) que podem atender estas necessidades. Diversos são os aplicativos e a disponibilidade dependerá do Sistema Operacional do seu aparelho (Android, Apple, WindowsPhone, etc).
Nas ultimas semanas testei os dois principais aplicativos para Android que são o Adidas miCoach e o Endomondo Sports Tracker e dentro de uma gama de critérios avaliei os dois aplicativos, destacando seus prós e contras, os quais você encontrará ao longo deste post.
Critérios Avaliados:
- Precisão do GPS
- Facilidade de Uso
- Feedback sonoro
- Processamento dos Dados (Móvel)
- Plataforma Web (Internet fixa)
- Recursos de Corrida
- Recursos Sociais
Endomondo: O aplicativo consegue interpretar bem os dados do GPS e na maioria das vezes traz dados consistentes, mas por vezes podem haver algumas inconsistências, mas nada que afete o resultado do treino.
miCoach: Apesar de também apresentar pequenas inconsistências, tive a impressão de serem mais frequentes neste software, mas mesmo assim não são significantes para impactar os dados treino.
Vencedor: Considerando que ambos apresentam pequenas inconsistências, as quais são praticamente insignificantes, os dois conseguem largar lado a lado.
- Facilidade de Uso
Endomondo: Ao baixar o software você pode utilizar o Facebook para efetuar o login e automaticamente as configurações de dados básicos já são atualizadas, sendo necessário apenas entrar no site para completar as informações relativas às características físicas. A seleção de modo de treino, seja por distância ou tempo também pode ser definida pelo próprio aparelho e é muito fácil de ser feita.
miCoach: Ao baixar o software você tem que fazer um cadastro na Adidas, inicialmente no celular, mas será necessário ir ao site para incluir algumas informações extras, portanto nem pense em baixar o software na hora de correr. Além disso, o miCoach não permite a definição dos objetivos diretamente no aparelho, portanto se você não configurar os treinos no site, ele servirá apenas para monitorar a atividade.
Vencedor: Com uma interface mais amigável e menos burocrático para o uso, o Endomondo aperta o pace e ganha uma pequena vantagem.
- FeedBack Sonoro
Endomondo: A cada 1 Km o software irá lhe fornecedor informações sobre o ultimo Km e distância acumulada, porém existem alguns bugs no sistema e no meu caso não consigo ouvir o feedback se estiver com a música ligada. Além disso, a opção de personalização do feedback é baixa, não permitindo ajustar que tipo de informações e em quanto tempo eu gostaria de receber.
miCoach: Ainda que o software não seja de uso tão fácil quanto o Endomondo, a plataforma web de configuração tem suas vantagens, pois existe um alto nível de customização no feedback sonoro, permitindo escolher se o critério para os intervalos será km ou tempo, bem como as informações que gostaríamos de ouvir. Não detectei nenhum bug nas informações de FeedBack.
Vencedor: Com mais opções de customização e ausência de bugs, o miCoach consegue desenvolver uma boa velocidade e volta a ficar lado a lado com o adversário.
- Processamento de Dados Móvel
Endomondo: No próprio software podemos avaliar o ritmo médio total, por km e detalhado do exercício todo, além de propiciar informações relativas ao playlist ouvido durante a corrida e quais músicas foram a que deram um ânimo maior. Neste software também podemos ver a rota feita de acordo com os mapas disponíveis no Google.
miCoach: Ao terminar o treino o sistema disponibiliza as informações gerais de treino como Km e tempos acumulado e ritmo médio, porém para verificar os gráficos do exercício é preciso sincronizar com o serviço do miCoach na web, o que por vezes pode ser uma dificuldade. Mesmo após sincronizar, os gráficos são de interatividade limitada, e servem apenas para visualização como figuras o que é de pouca utilidade para o estudo detalhado do treino.
Vencedor: Com o adversário se aproximando o Endomondo se sente ameaçado e aperta o passo para ganhar uma pequena vantagem.
- Plataforma Web
Endomondo: A plataforma web da Endomondo é pobre e pouco interativa. Se comparada à versão Pro do software, não acresenta nenhum função adicional e chega a ser decepcionante.
miCoach: Ao utilizar a plataforma web do miCoach conseguimos entender melhor a proposta da Adidas, e é realmente surpreendente o tratamento dos dados que podemos fazer no software além das pré-programações de treino já disponíveis no site de acordo com o objetivo de cada corredor e o nível.
Vencedor: O miCoach não vai desistir tão fácil e continua acompanhando o ritmo do adversário.
- Recursos de corrida
Endomondo: O software contempla os recursos básico de medição do exercício, mas não oferece nenhum recurso adicional para ajudar o corredor na melhora do desempenho através de treinamentos específicos, o que é motivo de grande reclamação de muitos corredores.
miCoach: A plataforma web oferece ótimos recursos e planos de treino, inclusive controlando a periodicidade de treinos, e a grande vantagem é que o software ajuda nos treinos intervalados configurados no site oferecendo feedback sonoro alertando sobre o ritmo programado.
Vencedor: Embalado pela retomada o miCoach mantem o ritmo forte de ganha uma ligeira vantagem.
- Recursos Socias
Endomondo: Além dos recursos sociais básicos (Compartilhar Treinos e Rotas), o Endomondo oferece uma funcionalidade muito legal que é definir como meta do exercício bater o tempo de um amigo, o quais podem ser carregados do Facebook.
miCoach: Apesar de apresentar um recurso social interessante que é um "hall" de recordes, as funções apresentadas são basicamente de compartilhamento e estas somente acontecem após sincronização com o site do miCoach.
Vencedor: Com o adversário tendo vantagem no último Km, o Endomondo utiliza as energias que havia poupado para voltar à disputa.
Após analisar todos os critérios acima, e refletir sobre as funcionalidades de cada software, o resultado final foi...
...Não é possível determinar um vencedor, pois ambos softwares tem boas funcionalidades para as propostas dos desenvolvedores que são diferentes. Enquanto o Endomondo está em uma disputa de 10km e os recursos são basicamente focados em interação social e facilidade de uso, o miCoach tem uma proposta muito mais ambiciosa, equivalente a ganhar uma maratona, que é a de ser um verdadeiro treinador eletrônico para os seus utilizadores. A depender do quão sério você leve seus treinos, um ou outro podem se encaixar melhor na sua rotina, sendo que o Endomondo é uma ótima ferramente para aqueles que correm por diversão e não ligam para o desempenho. Já o miCoach é uma melhor opção para você que procura melhorar o desempenho na corrida e quer tirar o máximo dos treinos.
Caso queria saber mais sobres ambos produtos visite os links abaixo:
Video Promocional miCoach
Demostração do Endomondo
Pagina do miCoach
Pagina do Endomondo
Até a próxima volta!
Vlw, to utilizando o endomondo
ResponderExcluirOi Lucas, desde que fiz este post tenho que reconhecer que o Endomondo melhorou muito. Muitas das funções que reclamei já estão disponíveis. Espero que esteja gostando deste aplicativo!
ExcluirProblema com o áudio/musica, na verdade descobri que o problema é do player de musica do android!! Instalei o google play e não tive mais problemas!!
ResponderExcluirValeu pelas dicas
Já uso o micoach a anos. Falta suporte a monitores cardíacos.
ResponderExcluir