segunda-feira, 12 de março de 2012

Circuito das estações Adidas - Outono 2012

It is better to conquer yourself than to win a thousand battles. Then the victory is yours. It cannot be taken from you, not by angels or by demons, heaven or hell.
                                                                                                                                     Buddha


 Assim como havia prometido, aqui estou para relatar como foi minha primeira prova de corrida de rua e vou começar pelo dia anterior da prova, pois havia decidido me preservar neste para não prejudicar a prova, por isso fui à um churrasco convidado por um amigo (Não é porque eu fui num churrasco que bebi e comi até explodir), e até em meio aos suculentos cortes da carnes eu resolvi me resguardar. Retornando para casa de minha namorada, decidimos passar em minha casa pois eu precisava resolver algumas coisas, e já saímos tarde de minha casa (21h30m) e para piorar a situação fui surpreendido por um transito sem igual para o dia e horário. Em consequência da minha sequência de trapalhadas e infortúnios, não ouvi o despertador tocar e acordei 6h20m no dia da corrida, sendo que a largada da prova seria 7h30m e o chips seriam entregues somente até 7h. Imaginem então o meu desespero em meio ao risco de perder minha primeira prova, a qual obviamente qualquer um ficaria ansioso. Felizmente, existem as mulheres, e a minha namorada pediu um táxi para mim, pois concluiu que eu perderia muito tempo para estacionar o carro nos arredores do Pacaembu e não é que ela estava certa!? Cheguei as 6h45m, então fui direto buscar o chip, o que não levou mais do que 5 minutos, pois a entrega estava divida por intervalos de acordo com os numeros dos participantes e na minha fila não haviam mais do que 3 pessoas. Após trocar o chip, dei algumas voltas ao redor das tendas de assessorias de corrida e das tendas promocionais da Adidas, O2 e demais patrocinadores. Eu fiquei impressionado com a organização do evento, pois não só haviam as tendas promocionais com propostas interessantes (Massagem e Teste de Pisada), como uma bela decoração e infra-estrutura (Leia-se Banheiro Químico), mas o mais impressionante ainda estaria por vir. Quando o momento da chegada se aproximava e os participantes já iniciavam o aquecimento, comecei a ficar ligeiramente nervoso e fui tomado por um misto de ansiedade e ansiedade, o qual tentei dispersar enquanto fazia um aquecimento correndo em círculos na rotatória da Praça Charles Miller, mas tal atividade surtiu pouco efeito para baixar a ansiedade. Na verdade, o aquecimento me fez querer correr mais ainda e enquanto me alinhava com os demais corredores minhas pernas pareciam ter vontade própria e não se seguravam na vontade de sair em disparada, e conforme a contagem regressiva progredia a tensão aumenta mais e mais até que....



....dada a largada percebi que algumas estorias que havia escutado sobre as provas são verdadeiras e as pessoas não respeitam a divisão por ritmos, entrando em pelotões, quais elas não conseguem acompanhar e ainda atrapalham aqueles que seguem as regras. Por conta disso tive que gastar muito esforço e energia para ultrapassar estes que não deveriam estar no pelotão verde (Pace entre 6"30 e 5"30), mas assim que sai da Praça Charles Miller já havia ultrapassado a maior parte deles, mas continuei e ritmo forte (Pace de 5") até o meio da Pacaembu, entretanto ao chegar ao túnel eu já havia perdido a maior parte do Gás e já sentia dores na lombar, sendo que o pior ainda estava por vir, pois mais ou menos 1km à frente teríamos que fazer o retorno que passava por uma subida extremamente íngreme, a qual relatei que já sabia que não estava preparado e o resultado não poderia ser outro além de uma diminuição feroz no ritmo, para uma semi-caminhada (Pace de 7"). Ao terminar essa subida já estava naquele estágio em que a briga com a mente lhe distrai de tudo que acontece ao redor e continuei sentido Praça Charles Miller hora apertando o ritmo, hora diminuindo, entre corredores mais rápidos e mais lentos, até que ao chegar próximo à Praça Charles Miller me bateu uma empolgação e apertei o ritmo, mas era um mero engano pois o circuito seguia reto por mais uns 500K para então fazer a volta e retornar para o estádio, totalizando o último Km, já quase sem energias e com a mente conflitando ferozmente foquei no objetivo de finalizar a prova e diminui o ritmo pois sentia muita dor nas costas. Enfrentando essa maratona do último Km e tentando não baixar muito o ritmo para não parecer ridículo (Pace de 7") não conseguia para de olhar para a faixa no chão e finalizei a prova sem saber meu tempo.

Exausto após o termino da prova, fiz todo o protocolo (devolução de chip, retirada de medalha, alongamento, etc) e fui ao encontro de alguns amigos que correriam a prova de 10K. Enquanto eles corriam a prova de 10K eu fiquei apreciando a atmosfera do evento, a qual me encantou ainda mais pelo mundo das corridas de rua, pois é uma batalha onde cada um lutou contra seu próprio monstro para chegar ao seu próprio "El Dorado" mas todos se apóiam pois enquanto eu corria com esforço, recebi diversas palavras de incentivo de corredores que me pareciam tão rápidos quanto um trem e isso me empolgou para, quem sabe, tentar uma prova de 10K, mas antes restava saber qual havia sido meu real desempenho na prova, portanto hoje entrei no site da prova para obter tal informação e...



Nome:BRUNO CHINELLATO
Número de Peito:161
Sexo:M
Equipe:
Tempo Final:00:29:38.90
Categoria:M2529
Modalidade:5K
Tempo Bruto00:29:38.90
Classificação Total278
Classificação por Categoria58
Classificação por Sexo233
Pace Médio00:05:55
Velocidade Média Total10,1



Portanto, meta batida, é hora de refletir sobre os erros e acertos e traçar novas metas. Uma prova de 5K em tempo menor ou uma prova de 10K? Acho que vou precisar de uns dias e algumas leituras antes de decidir, mas assim que decidir contarei para vocês.

Até a Próxima Volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário