segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Resumo Semanal dos Treinos - Semana 8

Lição da Semana: Auto-Conhecimento é tão importante quanto saber aonde se quer chegar.
Comecei a semana no dia 20 de Fevereiro com uma proposta de fazer um circuito de rua de 3Km ao redor do WestPlaza (Ah, encontrei o circuito desenhado no Endomondo, e achei muito legal, pois você praticamente evita de ficar parado em semáforos por ser um circuito para dentro do bairro). O início do treino foi bom, eu e minha namorada, começamos com uma volta em um ritmo de 4 à 6 Min./Km, porém logo perdemos o gás e mudamos a estratégia para uma caminhada de 5Km no bairro que terminou sendo bem agradável, além de queimar umas 500 Kcal. Confesso que fiquei frustado com este treino e decidi fazer uma nova investida no dia seguinte.

No dia seguinte, 21 de Fevereiro, fomos ao parque da aclimação com um casal de amigos justamente com a ideia de praticar esportes. A ideia era que nós, os meninos, corrêssemos enquanto as meninas patinavam, mas quem acabou patinando fui eu. Começamos a correr em um ritmo bom 5 à 6 Min./Km, e advinha o que aconteceu? É isso mesmo, perdi o gás de novo, aos 10 minutos corrida, mas dessa vez eu entendi o recado: Não adiantava sair correndo igual o Usain Bolt no começo do circuito, pois afinal de contas eu não quero fazer os 100m rasos em menos de 9s, mas sim uma prova de 5Km em menos de 40 minutos.

No treino do dia 24 de Fevereiro eu fui no parque do Ibirapuera dar a clássica voltinha no lago, que tem mais ou menos 3.2Km (Também há uma versão de 2.7Km). Aprendida a lição, comecei o circuito com uma trote de 6 à 8 Min./Km e mantive esse ritmo durante todo o circuito, o qual fiz em 25 minutos (Ritmo Médio de 7.54 Min/Km). Ao completar esse treino tive um gostinho especial, como se fosse uma vitória através do auto-conhecimento.

Definida a melhor estratégia, faltava verificar o quanto eu conseguia correr sem deixar decair o ritmo, então lá vai outro treino no dia 26 de fevereiro, esse aleatoriamente pela região da Av. Brasil/Av. Estados Unidos (Eu não sou maluco não. Todos os lugares convencionais de corrida estavam insuportavelmente cheios. Tentei 2 diferentes e então eu parti para a insanidade temporária.). Utilizando a mesma estratégia, de ritmo constante, sai da Rua Gabriel Monteiro da Silva e fui traçando percursos aleatórios com o critério de qual rua me parecia agradável para correr. Consegui manter o ritmo entre 6 à 8 Min./Kn por uns 25 minutos, e depois foi ficando cada vez mas difícil, até que comecei a desaquecer completando 3.88 Kms de distancia total.

Apesar de pouco comparáveis em termos de distancias, tempos e até trajetos, os treinos foram muito interessantes por mostrar que a corrida de rua pode propiciar um jornada de auto-conhecimento, o qual eventualmente pode se estender para mais do que o auto-conhecimento físico, o que pode ser chave na hora em que eu precisar correr 40 minutos sem parar.

Depois de dessa sequência de treinos, hoje é dia de descansar as pernas, então começarei os treinos dessa semana só amanhã.

Até a próxima volta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário