quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Como medir o desempenho com base nas metas traçadas?

"O que você não consegue medir, você não consegue controlar."
Robert S. Kaplan and David P. Norton

Por que definir objetivos mensuráveis?

Assim como na sua vida profissional, é preciso traçar objetivos que possam ser mensurados ao longo dos períodos de treino, do contrário todas as suas análises de desempenho serão subjetivas e isso pode fazer com que você não treine tão forte quanto precise ou que treine forte demais para um objetivo que possa ser cumprido com maior tranquilidade. Aposto que alguns pesaram "Mas eu tenho que me esforçar o máximo que puder", certo? Errado. Você tem que se esforçar o necessário e ponto. "Se esforçar o máximo..." pode lhe causar uma lesão ou até lhe frustar no momento da tão sonhada prova por não ter antecipado a percepção de que talvez você não a completasse.

Como definir uma meta que possa ser acompanhada ao longo do período de treino?


Existem muitas metodologias de definição de metas, porém existe uma em especial que tive contato na minha vida profissional que acredito ser de fácil entendimento e muito útil. A metodologia chama-se SMART (Esperta em inglês) e consiste em elaborar metas que atendam os 05 critérios abaixo:

Specific (Específica)

A meta não pode ser genérica, como por exemplo: "Eu quero fazer um bom tempo em uma prova."
É preciso especificar mais, dizer qual prova e em quanto tempo. Não sabe ainda qual prova vai correr, então defina uma meta como: "Fazer uma prova de 5K em menos de 40 minutos".


Measurable (Mensurável)

Como a finalidade é ter uma comparação objetiva, e não subjetiva, não vale utilizar metas como: "Quero fazer um tempo médio com relação aos demais corredores."
Apesar de ser uma meta legal, não temos como medir isso, a não ser que tenham 10 corredores na prova ou que você peça os dados de todos os corredores à administração da prova para colocar em uma planilha e efetuar os cálculos. Achou inviável? Pois é, acho mais fácil definir uma meta mais simples como a do exemplo anterior.

Attainable (Alcançável)

É importante que a meta seja alcançável para evitar frustrações, mesmo porque o intuito da meta é estimular você quando a atingir, portanto esquece aquela meta "Fazer uma prova de 5K em 15 minutos", pois você não é o Paul Tergat (Estou to falando do corredor, não da menina que vira a cabeça para trás).


Relevant (Relevante)

A meta deve ser relevante para sua vida e seus objetivos maiores, pois isso lhe dará maiores estímulos. Melhor do que cumprir uma meta, é cumprir uma que te emocione ao cumprir-la, e nessa hora não cabe exemplo pois a motivação é individual e exemplo nenhum vai te ajudar agora.

Time-Based (Temporal)

Esse critério é muito importante para que seu desenvolvimento nunca pare. A meta deve ser temporal, ou seja deve ter prazo de validade. "Fazer uma prova de 5K em menos de 40 minutos" pode se tornar banal daqui a seis meses, e não ter prazo para cumpri-la pode virar desculpa para se esforçar menos, portanto vamos arrumar esta meta.

"Fazer uma prova de 5K em menos de 40 minutos, dentro de 3 meses."


Entendeu a metodologia? Agora é importante que você faça um conjunto de metas que se complementem para poder medir ponto a ponto o que pode estar prejudicando seu desempenho.

Qual é a minha meta?

Com base nas minhas próprias condições físicas e de desempenho atuais, defini as metas abaixo, mas é importante que você faça uma reflexão com base no seu estado atual.

"Fazer uma prova de 5K em menos de 40 minutos, dentro de 3 meses."
"Diminuir o percentual de gordura corporal de 25,73% para 18% em 10 meses."
"Aumentar a capacidade de VO2 Max em 28% em 6 meses."


Agora é sua vez de definir suas metas. Se quiser compartilhe nos comentários do blog, pois isso irá fazer com que você fique mais comprometido com elas.

Até a próxima volta!

2 comentários:

  1. O Milhote vc sentia dores nas canelas quando começou?
    Eu sinto muita dor perto de completar 1 km ai tenho que andar...
    E como vc fez para saber sua capacidade de VO2 MAx?
    Abraços Thiago S. Tieri

    ResponderExcluir
  2. Eu sentia sim Thi. Eu fui inclusive no médico e em uma fisioterapeuta, pq achava que podia ser algo sério, mas eles pediram uns exames e não tinha nada. Pediram para eu alongar antes de correr, e fazer um aquecimento trotando bem leve ou caminhando de 5 a 10 minutos. Depois que comecei a seguir estas recomendações não tenho sentido mais nenhuma dor, a não ser pro problema de postura que eu ainda não consegui me acertar. Se mesmo alongando e aquecendo você sentir dor é melhor procurar um médico porque tem um tipo de lesão que apresenta essas características, e é comum em quem está começando.

    Dá uma olhada neste link, que fala sobre este tipo de lesão: http://www.assessocor.com.br/noticias.aspx?LESAO+NAO+DEIXE+A+CANELITE+TE+DERRUBAR&__idNot=441

    Abraços,

    ResponderExcluir