quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Até a mais longa das jornadas começa com um primeiro passo...

"Até a mais longe das jornadas começa com um primeiro passo." Lao-Tsé

Quem é o autor do Blog?

Tenho 26 anos, sou paulistano e trabalho em funções administrativas em um escritório em São Paulo. Não tenho nenhum parque próximo da minha casa ou do trabalho onde possa praticar atividades físicas, tão pouco espaço em minha residência para isso. Atualmente estou com sobre-peso devido à ser sedentário e me alimentar muito bem (Isso mesmo, eu gosto de comer bem) e não tenho um condicionamento físico de dar inveja à um bicho-preguiça. Como se os problemas de sociais e comportamentais não fossem suficiente, tenho síndrome de Ehlers-DanlosCondromalacia patelar Grau I o que dificulta a pratica de atividade física intensa.

Por que iniciar uma atividade física?

Há algumas semanas estou decidido à iniciar a pratica da corrida de rua visando perder peso, melhorar o condicionamento físico e criar um hobby esportivo condizente com o estilo de vida em uma grande cidade.

Mas por que a Corrida de Rua?

Já tentei diversas atividades esportivas, porém sempre me deparo com o problema da falta de tempo ou mudanças na agenda quando tenho horários fixos para praticar as atividades ou dependência do clima, por esse motivo a corrida de rua me apresentou grandes vantagens. Na corrida de rua não há restrição pelo tempo, uma vez que a atividade só depende de você e do seu tênis. Não há restrição pelo clima, pois mesmo chovendo, ventando, nevando (obviamente, não é o meu caso) você pode calçar um tênis e sair correndo. Outra vantagem da corrida de rua é que o desempenho pode ser medido, sem subjetividade (Quando você pratica um esporte de competição, no qual o desempenho são medidos pelos pontos você pode ter um desempenho melhor ou pior em decorrência do seu parceiro e não de sua própria melhora). É importante ressaltar que os fatores que podem levar alguém à iniciar a pratica da corrida de rua em detrimento de outros esportes podem ser diversos e esses foram especificamente os meus (Comente este post mencionando os seus motivos).

Por que fazer um Blog?

Mais do que iniciar uma nova prática esportiva, acredito ser importante disseminar a cultura da prática da corrida de rua com outros iniciantes e proporcionar a interação entre novos adeptos e veteranos e ninguém melhor para fazer-lo do que alguém que detém diversas "não-características" de um corredor convencional.

Por que se denominar "O Improvável Corredor"?


improvável
im.pro.vá.vel
adj (im1+provável) 1 Que não é provável, que não é certo. 2Que carece de provas; duvidoso.

Não é por um motivo específico ou por falta de confiança em meu próprio desempenho, mas justamente pelo motivo inverso. Eu acredito que apesar de todas as limitações físicas que tenho atualmente, a pratica da corrida de rua irá me trazer grandes benefícios e poderei assim provar que qualquer pessoa pode praticar a corrida de rua.

O que vou poder ler aqui?


Inicialmente postarei minhas rotinas de treino e compartilharei informações que os leitores me encaminharem sobre percursos em São Paulo e dicas que possam surgir relacionadas à corrida de rua. Informações sobre provas também serão passadas, porém se o seu interesse é se manter atualizada das provas disponíveis na cidade, recomendo que procure sites específicos, incluindo os de revistas esportivas.

Espero que ao longo da minha jornada no mundo das corridas de rua eu possa aprender, aproveitar e ajudar.

Até a próxima volta!

2 comentários:

  1. Adorei Milhote!!
    Quero me inspirar em vc, pq tá dificil dar o primeiro passo literalmente!
    Do lado da Itatrans tem o Parque do Povo, quero correr lá!
    Vc vai correr todos os dias?

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, pelo que andei me informando, não é recomendado correr todos os dias, portanto a ideia é correr dia sim e dia não. Aproveita que tem um parque ao lado do seu trabalho para fazer exercício enquanto mata aquela horinha de trânsito, assim você liberar umas endorfinas e evita se estressar no transito.

    Abraços.

    ResponderExcluir