sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Quem não arrisca, não petisca!

Desde que comecei a correr, ainda nas esteiras da academia pós-treinos de musculação, fui aconselhado a me manter fiel a duas marcas de calçados de corridas que tinha melhores tecnologias de amortecimento, e a Nike não era uma delas, portanto sempre torci o nariz para qualquer calçado desta marca, até que recentemente fiquei curioso para testar um tênis da Nike e tirar minhas próprias conclusões. Há pouco tempo estava fora do país e aproveitei a oportunidade para comprar um Nike LunarGlide+4, ultimo modelo da linha da Nike em tênis para corredores de longa distancia, e o motivo de estar escrevendo este post é porque preciso fazer jus à qualidade do produto e gostaria de deixar claro que não estou recebendo qualquer cota de patrocínio da Nike.
Faz algumas semanas que fiz a estreia deste meu novo companheiro de corrida e fiquei realmente impressionado com a suavidade que ele contempla às passadas, e inclusive tive a impressão de que com o sistema de amortecimento no meio pé e ante-pé, ele ajuda a conduzir uma passada mais correta, evitando as danosas aterrissagens com o calcanhar, as quais quando disferidas por engano são extremamente bem amortecidas. Outra qualidade do tênis é a firmeza que garante ao pé, evitando torções e dando maior sensação de segurança, qualidade que já havia mencionado aqui como um dos atributos que me faz gostar também da marca Mizuno, principalmente o Mizuno Wave 13. Não acho que possa qualificar um tênis como melhor do que o outro, pois me parecem que são propostas bem distintas, bem como a tecnologia. O Nike me garantiu um desempenho muito bom, porém ainda acredito que a melhor estratégia é variar os tênis de acordo com os treinos, pois em alguns momentos você precisa de mais ou menos amortecimento, de mais ou menos peso do calçado, mais ou menos flexibilidade.
Antes de ir à loja comprar o tênis, já havia lido alguns dos "guias de tênis" que as publicações voltadas a corrida costumam fazer periodicamente, portanto já tinha uma ideia pré-concebida do produto, que mesmo assim me surpreendeu. Obviamente, o que vale para mim e para as pessoas que testam os produtos para as revistas podem variar para você, portanto sugiro que siga alguns passos quando for comprar seu próximo tênis, para que possa estar tão satisfeito quanto estou.

1) Entenda que tipo de calçado você precisa. Leve ou Pesado? Rígido ou Flexível? Com muito ou pouco amortecimento? Para que tipo de pisada? Para que tipo de arco? Para que tipo de corrida?

2) Leia comentários de revistas especializadas e procure opiniões de pessoas que já possuem os modelos que lhe interessam e esteja aberto a novas possibilidades;

3) Vá a uma loja, prove os modelos que lhe interessam e trote na loja para poder comparar-los. Não fique com vergonha de parecer um idiota, pois o verdadeiro idiota é aquele que compra algo sem saber o que está levando para casa;

Outra boa fonte de informação é o site dos próprios fabricantes, que além de tudo podem ter materiais promocionais extremamente divertidos e emocionantes, como o material abaixo.


Que tênis você usa para correr? Compartilhe sua experiência com outros corredores!

Até a próxima volta!

4 comentários:

  1. Ficou muito legal, Bruno. Principalmente por considerar a experimentação do tênis e o tipo de treino.
    Abraços
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,

      Obrigado pelo comentário. Se você tiver a oportunidade acho que vai gostar do tênis pois tem um bom amortecimento e é leve ao mesmo tempo!

      Até a próxima volta!

      Abraços,
      Bruno

      Excluir
  2. Bruno,
    Legal o blog. Gostei.
    Muito boa a observação sobre o tenis. Eu gosto dos Nike, dos adidas, agora tem o Spira que é novidade, já usei um Mizuno muito bom e um Asics tbm. Esse Lunarglide 4 estou usando as vezes, em adaptação e tenho gostado.
    O importante é colocar no pé e se sentir bem.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci
    www.webrun.com.br/colucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Colucci,

      Obrigado pelo comentário sobre o blog! Quanto ao Nike, a única desvantagem que percebi até agora é o desgaste da sola, que achei bastante rápido. Fora isso o tênis é excepcional mesmo!

      Abraços,
      Bruno Chinellato

      Excluir