domingo, 19 de agosto de 2012

Medindo sua corrida em Batidas por Minuto! Vantagens e Desvantagens de correr com música!

Quem nunca se inspirou ou comoveu quando algum herói dos filmes de Hollywood  precisava de uma força extra, e de repente começa a tocar aquela música que a gente nunca mais vai desassociar do filme e o herói recarrega suas forças e vira o jogo. Pois bem, por mais que no filme o herói normalmente não ouça a musica, por algum motivo nos associamos músicas com energia extra, e o mais incrível é que isso normalmente funciona.
Eu havia me esquecido de como era correr com música pois há alguns meses eu havia deixado de lado o fone de ouvido para poder prestar mais atenção em outros fatores da corrida, como respiração, barulho da passada e mesmo no ambiente ao meu redor, porém no ultimo domingo resolvi correr com música para distrair um pouco, e inclusive passei algumas horas preparando uma playlist especial. Resultado: Animado pelo som cadenciado das batidas da música consegui manter um ritmo forte por um período maior do que normalmente corro. Quebrei meu recorde de tempo nos 5K, fechando em 27' , e corri mais de 40 minutos abaixo de um ritmo de 5'30", o que é extraordinário para mim, mas também tenho que confessar que eu estava inspirado no dia, pois nos demais que corri com música não tive o mesmo resultado, portanto acho que foi uma combinação de inspiração e um ritmo que ajudasse a manter o ritmo constante por longos períodos de tempo.
Agora você deve estar se perguntando: "Então você quer dizer que é melhor correr com música?"
Não é isso que quero afirmar, pois acredito que correr embalado ao som de sua música predileta também tem suas desvantagens, como por exemplo não prestar atenção ao seu redor, o que é crítico quando se corre na rua, bem como em vários fatores que influenciam sua corrida, como por exemplo postura, respiração, intensidade da passada, pois é inquestionável que a musica nos distrai. A música nos distrair é justamente sua maior vantagem e maior fraqueza ao mesmo tempo, pois apesar das desvantagens listadas acima ela nos ajuda a cadenciar os passos e calar o nosso "perdedor interior" que tenta no convencer a desistir antes da hora quando corremos "desplugados".
Como todas as outras dicas que dou aqui, advogado para que tenhamos bom senso e evitemos ser extremistas, portanto eu acredito que intercalar em correr com música e sem podem ser boas opções a depender do treino e do nível da sua técnica de corrida. Eu, por exemplo, não me sinto apto a correr embalado pelo som de musica somente, pois ainda tenho muito a corrigir na minha técnica, coisa que só pode ser melhorada com base de muito treino, e com muita atenção, portanto cabe a cada um avaliar em que momentos você precisa de uma gás a mais e pode abrir mão de um pouco de atenção. Outro fator importante é que precisamos nos doutrinar para derrotar o "perdedor interior" e não só o calar, pois haverá um momento que mesmo com música ele vai falar mais alto e se você não se preparar psicologicamente, você vai quebrar.
Se você optar por correr com música eventualmente, ou constantemente, segue aqui uma dica com a playlist que montei para dar um gás extra:
  1. Party Rock Anthem - LMFAO
  2. I'm in Miami Bitch - LMFAO
  3. Truth Or Dare Featuring Kelis And Terrar - N*E*R*D
  4. In the Search of... Rap Sexy And I Know It - LMFAO
  5. Loca People - Sak Noel
  6. Barbara Streisand (O-God Remix) - Duck Sauce
  7. Run It - Chris Brown
  8. Bounce (Feat. Dr. Dre, Missy Elliott, Justin Timberlake) - Timbaland
  9. Turn Me On (feat. Nicki Minaj) - David Guetta & Nicki Minaj
  10. Titanium (feat. Sia) - David Guetta & Sia
  11. The Night Out (Madeon Remix) - Martin Solveig
  12. Little Bad Girl (Feat. Taio) - David Guetta
  13. Dance Again - Jennifer Lopez ft Pitbull
  14. Hey Baby (Drop It to the Floor) [feat. T-Pain] - Pitbull
  15. International Love (feat. Chris Brown) - Pitbull International Love (feat. Chris Brown)
  16. Back In Time - Pitbull
  17. Give Me Everything (feat Ne-Yo, Afrojack & Nayer) - Pitbull
  18. Where Them Girls At - David Guetta ft. Flo Rida ft. Nicki Minaj
  19. Wet (Snoop Dogg Vs. David Guetta) - Snoop Dogg VS. David Guetta
  20. One Love (Feat. Estelle) - David Guetta
  21. Love, Don't Let Me Go - David Guetta
  22. 1 Love is Gone (Feat. Chris Will) - David Guetta
  23. I Don't Know What To Do - Tiko's Groove

Novidade no Improvável Corredor

Há algum tempo tenho sentido a necessidade de criar um meio de compartilhar de forma rápida e fácil com meus colegas corredores as informações que encontro na web e em outros blogs, porém dado o preparo que é necessário para escrever um post, e minha limitação de tempo, não estava conseguindo faze-lo através do blog, portanto criei um twitter para que possamos nos comunicar de forma mais rápida e fácil. Você já deve ter percebido que no canto direito superior do blog agora há uma novo gadget com o nome de "Direto do Twitter" para que vocês possam acompanhar meus posts no twitter em tempo real. Se você tiver uma conta no twitter também pode me adicionar com o usuário @improv_corredor para que possamos trocar informações.

Abraços e até a próxima volta!

2 comentários:

  1. Olá Bruno,

    Muito bom o post, realmente dosar quando correr com ou sem música é uma ótima ideia. Vale lembrar o cuidado que temos que ter nas ruas quando corremos com música, pela distração e pelo volume do som.

    Abraço e bons treinos!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Rinaldo,

    Bem lembrado sobre o volume do som. Isso é um agravante em termos de segurança que precisamos ter cuidado sem contar a saúde do aparelho auditivo!

    Abraços,
    Até a Próxima Volta!

    ResponderExcluir