quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Brincando de ser atleta. Como um desafio pode melhorar seu desempenho!

Quer melhorar seus desempenho? Eu tenho uma sugestão para você: Adicione um Desafio!

Para mim tudo começou quando a empresa em que trabalho ofereceu para os funcionários se inscreverem na EcoRun que é uma corrida em prol da sustentabilidade. Assim que recebi o e-mail marketing comecei a instigar meus colegas a sem inscreverem, mas sem nenhuma intenção de competição. A ideia era simplesmente estarmos juntos no dia da corrida e quem sabe converter alguns corredores esporádicos em corredores frequentes, mas um dos nossos colegas não conseguiu se segurar e propôs um desafio à todos: "Quem fizer o pior tempo paga o almoço de segunda, certo?"
Pronto, estava posto o desafio e tenho que confessar aqui que sou infernalmente competitivo, inclusive por isso evito entrar em competições, porque fico obcecado em ganhar, e o resultado é que nas ultimas semanas tenho aumentado o ritmo de treino para melhorar meu desempenho na prova que acontece no dia 02 de Setembro na Cidade Universitária. Desde então tenho constantemente quebrado meus recordes pessoais. Primeiro fiz meus 5K mais rápidos em 27'56", depois fiz pouco mais de 26'41" sendo que meu tempo anterior era 29'45", ou seja uma melhora de quase 3 minutos! Além consegui em alguns momentos manter meu pace por pelo menos em 1 Km abaixo de 4'50"/Km, coisa que nunca tinha feito antes. 

Esse desafio até agora me tem ajudado muito a melhorar meu desempenho, talvez até mais do que eu esperava. Agora só preciso controlar a ansiedade pois existem dois riscos de se topar um desafio, que são ou forçar demais no treinos ou na prova e ambos podem ter consequências péssimas, portanto faltando pouco mais de uma semana para a prova irei diminuir o ritmo dos treinos para não correr risco, pois hoje fiz um teste de rodagem de 8.51Km, sem apertar muito, e conseguir fechar em 50 minutos, portanto apertando o passo na prova acho que consigo finalizar os 10K em 55' ou menos. Digo isso mas tenho que ressaltar que não conheço o trajeto mas pelo que li no blog Runnaholics e pelo que olhei no site da organização, espera-se que o trajeto seja em sua maioria plano o que me ajuda bastante pois mesmo tenho incluído vários treinos com subida na minha rotina, ainda me falta perna para encarar desafios como os que encontrei na ultima prova do Circuito das Estações.

Depois da prova eu conto se tiver que pagar o almoço ou se me pagaram o almoço, mas mesmo que tenha que pagar já estou satisfeito com o empurração que esse desafio me deu. Se você precisa de um estimulo a mais, pense no que um desafio pode fazer por você. O desafio por si não vai melhorar sua performance, mas vai ter mostrar que você é muito capaz do que imagina e achei um vídeo que ajuda a mostrar este ponto de uma forma muito mais fácil.


Se você não sabe, um campo de futebol americano tem 120 jardas!

Até a Próxima Volta!

4 comentários:

  1. E aí Bruno, parabéns pelo blog e pelos treinos que estão retornando novos tempos pessoais cada vez mais baixos. É isso aí, siga em frente.
    primeira vez por aqui e já te seguindo.

    Passe no nosso blog tbm, abraços

    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Augusto! Vamos trocando noticias pelos Blogs! Abraços,
    Bruno

    ResponderExcluir
  3. Quando decidi lhe seguir lá atrás eu sabia que não me arrempederia. Você tem estilo, meu amigo.
    O vídeo é duca... e sinceramente, na minha humilde opinião, é o reflexo da maior parte do nosso povo. Acho que uma minoria conhece o valor que tem. Eu mesmo fui vitima desta armadilha por muito tempo.
    Acho que as pessoas deveria se devotar a responder duas perguntas essenciais:
    1. O quanto eu consigo estudar? Pois o estudo é que nos transforma
    2. O que eu quero fazer? No dia em que se descobre o que se gosta de fazer, deixaremos de trabalhar.
    A partir destas duas perguntas, acho que todo o resto temos forças para resolver.
    A corrida tem um papel muito importante nesta jornada, pois o auto-conhecimento que ela nos obriga a desenvolver fortalece o corpo e a mente a reboque.
    Obrigado pelo post. Ele me ajudou a expor crenças muito fortes para mim.
    Boas passsadas, Bruno.
    Sucesso na EcoRun.
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Fico muito feliz que meus posts estão te ajudando tanto quanto você me ajuda! Obrigado pela visita constante e pelas dicas no seu blog!

      Abraços e bons treinos!

      Excluir