sábado, 28 de julho de 2012

A Magia das Olimpiadas!

Ontem foi oficialmente aberta a 30ª edição dos jogos olímpicos modernos, os quais curiosamente sempre estiveram intrinsecamente ligados à historia da humanidade. Nos lembremos que os jogos olímpicos já interromperam guerras para que fossem disputados, já foram palco de confronto pacífico por nações com ideais divergentes e que a prova mais famosa das olimpíadas foi criada durante um conflito que definiu o destino do ocidente e do oriente!
Os jogos olímpicos de Londres não serão palco de conflitos ideológicos e nem interromperão guerras, mas isso não os torna menos ligados à história da humanidade. Pelo contrário, o problema que o mundo está enfrentando durante os jogos olímpicos de Londres pouco tem a ver com conflitos entre estados, mas sim em enfrentar o modo como gerimos a economia global, e a criar de um futuro melhor para as próximas gerações. Com todo o simbolismo que só a mistura de um evento helênico e sutileza dos londrinos poderia conferir, os londrinos com maestria passaram um recado para o mundo ao fazer o retrospecto da transformação que ocorreu na Inglaterra e no mundo de uma estágio plenamente rural para uma fase altamente industrial, e ao finalizar a abertura com um ato inusitado que foi acender a glamurosa pira olímpica com as promessas do esporte ao invés de vangloriar o passado do esporte com antigos atletas como sempre foi feito ao longo das 29 edições anteriores!
O simbolismo por detrás de tal ato é delicado porém passa um recado ao mundo de que precisamos centrar nossos esforços nos jovens para construirmos um futuro melhor e sairmos da zona de instabilidade que vive o mundo hoje, onde o maior nível de desemprego é entre os jovens, e em que as perspectivas que lhes foram um dia apresentadas se defazem com a mesma facilidade de uma cortina de fumaça.
Os jogos olímpicos não conseguem mudar o mundo por si só, mas os ensinamentos passados neste evento sempre ajudaram a humanidade a refletir sobre os caminhos a seguirmos e esperamos que na terra da rainha não seja diferente!
Agora só nos restam duas coisas a fazer, refletir sobre o recado dados pelo Londrinas e torcer para que nossos atletas encham o nosso quadro de medalhas!
Até Próxima Volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário