sábado, 7 de abril de 2012

Dica de Alimentação: Não se engane pelas embalagens dos alimentos!

Hoje dia mundial da Saúde, é um bom momento para refletirmos sobre nosso estilo de vida, e é importante termos em mente que ter uma vida saudável exige mais do que somente praticar atividade física, e é por isso que tenho aumentado cada vez mais minha preocupação com uma alimentação saudável. Nessa busca por conhecimento tenho descoberto algumas informações que me surpreenderam, mas a que mais me incomodou foi descobrir que não podemos confiar nas embalagens da maioria do produtos dito saudáveis, pois a nossa legislação concede muitos privilégios para as industrias alimentícias que querem induzir os consumidores aos erros. Ainda que nos preocupemos com uma boa escolha dos produtos quando estivermos fazendo as compras podemos acabar por errar nas escolhas pois as informações nas embalagens dos produtos visam confundir os consumidores, sem deixar de atender os requisitos legais, nos fazendo consumir produtos com ingredientes que não gostaríamos, como por exemplo, gordura trans, farinha branca, açúcar, sódio, etc.

Gordura Trans:
Por que se atentar?
Desde os anos 80, há uma preocupação com o consumo de gordura trans, pois uma série de estudos apontaram que a ingestão deste componente, utilizado para dar mais sabor e melhorar a aparência dos alimentos, provoca o aumento do LDL (Colesterol Ruim) e diminuição do HDL ( Colesterol Bom), além de estar relacionado com o aumento de problemas neurológicos que podem aumentar a incidência de depressão.
Como as empresas vendem?
A ANVISA concede aos fabricantes de alimento o direto de mencionar temos como "Livre de gordura Trans" ou "Sem gordura trans" quando a porção do produto contiver quantidade inferior à 0,2 gramas de gordura trans, portanto é comum que alguns fabricantes definam que a porção de uma bolacha é de somente uma unidade, o que está bem longe da realidade de consumo.
Como identificar?
A gordura trans nada mais é do que gordura vegetal hidrogenada, portanto procure por este item na lista de ingredientes antes de comprar achando que fez uma boa escolha. Evite também aquecer gorduras vegetais como azeite, pois isso pode alterar a estrutura molecular e tornar-lo prejudicial.

Diet ou Zero
Por que se atentar?
Esse caso é mais um exagero dos benefícios que visa induzir o consumidor ao erro, pois frequente o açúcar é substituido por adoçantes à base de sódio, que também é prejudicial à saúde, principalmente para os hipertensos.
Como as empresas vendem?
As empresas normalmente alegam que os produtos tem "Zero Açúcar"ou "Sem açúcar", o que não é mentira, mas tampouco quer dizer que é necessariamente saudável.
Como identificar?
Fique atento aos ingredientes por adoçantes a base de sódio e confira a tabela nutricional para conferir a quantidade de sódio, lembrando que a informação é dada por porção, portanto se comer duas porções multiplique a quantidade. Tão importante quanto controlar a ingestão de açúcar é controlar a de sódio.

Sem colesterol
Por que se atentar?
Esse não é uma característica que deve ser evitada, mas devemos ter cuidado ao pegar um produto só porque o fabricante escreveu isso no rótulo.
Como as empresas vendem?
Se você já assistiu a série Mad Men da HBO, vai notar que desde muito tempo as empresas vendem benefícios inerentes aos seus produtos como um diferencial, e esse caso não é diferente. As prateleiras estão cheias de óleos vegetais e sucos, que alegam a ausência de colesterol ser um diferencial, quando todos os produtos de origem vegetal não tem colesterol.
Como identificar?
Procure por identificar nos rótulos se é utilizada alguma gordura de origem animal. Se não for utilizada, pode comprar tranquilamente.

Produto Integral
Por que se atentar?
É frequente que as empresas misturem farinha integral na farinha branca e isso já seja suficiente para que possam declarar um produto como integral, mas na verdade você está comprando um produto esperando um benefício que não vai ter. Quem compra farinha integral busca consumir mais fibras e ter um maior controle dos indíces de glicemia, coisa que a farinha refinada (branca) não faz.
Como as empresas vendem?
Por vezes as embalagens irão informar "Produto Integral", fato este que não é necessariamente veridico, e para ser sincero,apenas uma minoria dos produtos industrializados que é realmente integral.
Como identificar?
Procure nos ingredientes pelo termo "Farinha de trigo enriquecida com acido fólico", o que significa que o produto foi feito com farinha branca. Se encontrar isso na lista ingredientes, vá atras de outro produto que tenha sido feito com "Farinha de trigo integral". 

Os artifícios para induzir o consumidor ao erro não acabam por ai, e é possível encontrar inúmeros outros alimentos exemplos, como apelos por vitaminas, ou características funcionais. O importante é não acreditarmos cegamente nas embalagens, pois a finalidade desta é justamente atrair sua atenção para o produto e não lhe instruir quanto à uma alimentação saudável. Se você está interessado em melhorar sua alimentação procure um nutricionista e ele poderá lhe instruir de acordo com suas necessidades e objetivos.

Bom dia internacional da Saúde e continuamos na busca por uma vida mais saudável.


Até a próxima volta!

Um comentário:

  1. Ótimo post, Bruno.
    Já compartilhei o seu link com a galera via face.
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir