domingo, 9 de dezembro de 2012

Acelerando na VW Run!


Hoje foi dia de correr os 10K da VWRun dentro da fábrica da VW  em São Bernardo do Campo. Resolvi fazer essa prova por diversos motivos e um deles foi a própria proposta da prova, pois imaginei que seria interessante correr dentro de uma fábrica de automóveis! Sob essa perspectiva, confesso que fiquei decepcionado porque somente em um pequeno trecho do circuito passamos por um dentro dos prédios e vemos o processo produtivo, mas apesar disso achei o circuito muito bom. Com muitas subidas e descidas, exigindo muita técnica e força nas pernas provou mais uma vez ficou provado que são as subidas que separam o meninos dos homens! A primeira parte do circuito já começa com um trecho de 1K de subida, que em seguida dá um alivio com um trecho plano de uns 200 m e passar a intercalar incessamente trechos de subidas e descidas íngremes até o final da prova. Se bem contei, são cerca de 4 ou 5 subidas daquelas de dar medo. Eu confesso que tenho que fazer uma mea culpa, pois também não estudei o circuito, mas mesmo quisesse não teria como verificar a variação de altimetria pois as vias que a prova passa são privadas. Outra dificuldade das subidas foi que o número de corredores era alto e nas subidas muitos ficavam represados dificultando as ultrapassagens. Consegui agüentar bem as subidas graças aos treinos de subida que tenho feito e aos treinos de pedal, mas não conseguir imprimir um ritmo tão forte quanto gostaria, e fiz em 1h06m (não oficial). Em compensação isso foi bom porque me ajudou com outro objetivo de fazer essa prova que era recobrar a confiança de correr 10K depois que quebrei na ECORUN e nisso funcionou muito bem. Eu consegui controlar bem a ansiedade e fiz um ritmo sensato para o nível da prova, e sinceramente não a fiz esperando recorde. O ultimo motivo foi que haveria sorteio de um carro no final da prova, mas não foi dessa vez que ganhei.
Quanto a organização da prova, eu digo que ainda acho as provas da O2 melhor organizadas. Não houve largada por ritmo o que contribui para o aglomerado de gente nas subidas, e sendo esta a 6a edição, eu esperaria que a Latin Sports tivesse pensado nisso. Os pontos de estacionamento oficiais eram longe e estavam sendo mal organizados o que atrasou a chegada de muitos atletas e por consequência a largada! Em compensação foram "generosos" com as frutas, águas e isotonicos. No geral, é uma boa proposta, mas pode melhorar, assim como meu desempenho e estou trabalhando para isso, mas vou deixar esse assunto para outro post.

Até a próxima volta!

2 comentários:

  1. É o primeiro relato sobre esta prova que eu leio. Também fiquei frustrado com o breve trecho por dentro das instalações, mas também iria pela simples chance de correr e ganhar um carro (claro!).
    Fico feliz em ver um post teu após longa data!
    Boas passadas.
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,

      Agora estou de volta ao Blog, mas não havia parado de correr, mas vou comentar nos próximos dias porque estava fora e os plano para 2013. Quanto à prova, é interessante pois, assim como nas provas de cross-country que você fez recentemente, quebra a rotina das corridas de rua tradicionais, mas ainda não está madura a prova em termos de organização. O preço do kit com inscrição é cerca de 80 reais e vem um kit bem completo, com meia, toalha, camiseta fila, cadarço de competição, uma sacola muito legal.

      Essa prova tem muito potencial para se tornar uma das principais provas do estado de SP.

      Abraços e até a próxima volta!
      Bruno

      Excluir