terça-feira, 16 de outubro de 2012

Você não vai querer ficar de fora dessa! Comece a correr hoje mesmo!

Um, dois, três, quatro...treze, quatorze e quinze! Incrível, hoje ao correr pela manhã eu me deparei com 15 corredores o que é um número considerável para a hora do dia e local que eu estava correndo, pois geralmente há poucos corredores no arredores do parque da água branca! Isso faz ressurgir uma tema de discussões recentes com amigos e parentes, que é "Será que as pessoas em geral estão se tornando mais atentas a um estilo de vida mais saudável ou será que essa conclusão é fruto da atenção seletiva de quem adotou este estilo de vida?" Resolvi então passar isso a limpo e buscar na internet informações estatísticas sobre o assunto e descobri que na verdade não existem dados ou pesquisas sobre esse assunto, entretanto achei algo que pode ajudar a entender o crescimento do número de corredores que são os dados sobre vendas de tênis de corrida falam sobre crescimento de 40% em 2011 e com expectativa de fechar 02 digitos esse ano também.

Nos primeiros nove meses de 2011 o faturamento da Mizuno, marca japonesa que foca no mercado de tênis de corridas, cresceu 40% em relação a igual período de 2010. "O mercado de ''running'' deve ganhar nos próximos anos milhares de novos corredores e a nossa expectativa em 2012 é continuar crescendo na casa dos dois dígitos", diz Beer, que planeja colocar a marca Mizuno em outros esportes.
...  
A Netshoes, loja virtual de produtos esportivos, cresceu 50% em volume de pedidos em 2011 na comparação com 2010. O resultado ficou dentro do esperado, e a projeção para 2012 é terminar o ano crescendo nessa faixa
Fonte: Blog Fusões & Acquisições

Sendo assim, parece fazer sentido em dizer que o número de adeptos da corrida de rua esteja crescendo, e portanto refletindo a ideia de que a sociedade está se preocupando cada vez mais em ter um estilo de vida saudável ou ao menos tentar ter um.
Digo isso pois uma das coisas que aprendi no ultimo é que adoção de um estilo de vida mais saudável é um processo, e leva tempo, mas para que ele aconteça primeiro é necessário que você tome sua decisão e comece a se movimentar. Para exemplificar todas as etapas deste processo, vou contar minha própria história na corrida desde 1 ano atrás quando resolvi tentar praticar este esporte apaixonante. Após tomada a decisão de iniciar uma atividade física é necessário conhecer sua atual situação que geralmente não é das mais animadoras, então eu fui em um cardiologista fazer um check-up, que incluía teste de esteira, eco-cardiograma e exame de sangue. Tudo ok, apesar do péssimo condicionamento físico e sobrepeso, portanto ok para iniciar as atividades físicas. Então procurei ajuda de profissionais e comecei a fazer academia, principalmente para ter fortalecimento muscular e à princípio correr na esteira onde o impacto é menor (Se você já ouviu falar que a mecânica do movimento é diferente, saiba que apesar de ser verdade, lembre-se que se colocar em movimento já é uma grande vitoria). Cerca de 2 meses depois comecei a correr no parque, pois era mais prático do que ir até a academia em função do transito e acabei descobrindo que correr ao ar livre era muito mais divertido! O problema é que eu simplesmente corria, quero dizer sem qualquer técnica ou planilha de treinamento. Se você está começando agora deve ter achado estranho falar em planilha de treinamento de corrida, mas é importante pensar que como em qualquer outra atividade física os treinos servem para te preparar para um prova e diferentes tipos de treino também oferecem diferentes resultados, portanto para ganhar condicionamento ou para ganhar velocidade você precisará dar diferentes estímulos para o seu corpo. Então ao saber disso, que foi meio do colega bloggeiro André, passei a ter um plano de treinos, que no meu caso foi genérico retirado de um site especializado em corrida, o que não é ruim, mas conforme me disse o Leo Mesquita, outro bloggeiro, planilhas genéricas dão resultados genéricos, mas ainda sim são resultados. Uma opção mais sensata, seria entrar em uma equipe de corrida para ter um acompanhamento mais de perto e personalizado, e quem treina com assessorias garante que valem a pena. Tanto é que recentemente comecei a correr com o pessoal da equipe de corrida do PersonalStudio5 para poder melhorar meu desempenho mais rapidamente pois as planilhas genéricas funcionaram no começo mas ultimamente eu não estava tão confortável com elas. Ficou cansado só de pensar? Calma, eu ainda não falei de melhor parte que são as provas de corrida de rua, afinal de contas você está treinando para alguma coisa certo? As provas de corrida são um evento a parte, nelas você mede o seu desempenho e começa a mergulhar no mundo das corridas de rua, pois eu garanto que depois da primeira prova você não vai conseguir mais parar! Algumas corridas são muito bem organizadas e outras nem tanto, por isso vale a pena conversar com que já correu e ler sobre as provas antes de escolher-las, principalmente se for a sua primeira prova. Organizadores com mais tradição como a Iguana, a O2 e a Corpore geralmente apresentam provas bem estruturadas e todas estas tem provas com distancias factíveis para iniciantes que geralmente são os 5K. Minha primeira prova foi nessa distância e recentemente passei a correr 10K, mas uma coisa é comum a qualquer distancia, incluindo as ultra-maratonas, que é a necessidade de controlar a ansiedade, portanto não se engano ao pensar que 5K não é desafiador, pois existem fatores para serem controlados que você normalmente não se defronta no treino.
Além disso para levar uma vida mais saudável, outras atitudes são necessárias quando não estiver calçando o tênis de corrida, pois como bem disse a última capa da O2, "Você corre o que você come!" então neste período eu também tiver que adotar outros hábitos como diminuir o consumo de bebida alcóolica e me reeducar na alimentação, portanto tive acompanhamento nutricional neste período, o que me ajudou não só na perda de peso mas também na melhora da disposição, diminuição da gastrite e refluxos entre outras coisas.
Dito tudo isso, você já deve ter entendido o que eu quero dizer quando falo que adotar um estilo de vida saudável é um processo e apesar de não ser fácil eu posso lhe garantir que é prazeroso! Então se você já tomou a decisão de começar mesmo após ter lido este post, ou melhor principalmente após ter lido este post, eu tenho mais uma coisa para lhe contar:


"Não existe amanhã!"


Se você pensou então para que ser saudável, é porque não entendeu o sentido da frase. O que eu quero dizer é que a primeira coisa que você tem que fazer é para de dizer que começa amanhã, ou na segunda-feira, ou no final de semana. Comece já!



Se você está começando agora, seguem algumas informações que podem te ajudar:

Onde Treinar - O Portal de Corrida WebRun oferece uma plataforma para encontrar circuitos traçados por outros corredores por bairro e endereço assim você poderá encontrar um local para treinar próximo a sua casa ou trabalho;

Planilhas de Treino: Existem 2 opções de planilhas genéricas mais utilizadas, que são das revistas O2 e Runner's World. Eu acho as planilhas da O2 melhores pois o enquadramento de ritmos funciona melhor para mim do que as da O2, mas você tem que testar para ver qual a que lhe cabe melhor.

Postura na Corrida: Ao contrário do que muita gente pensa, correr não é só colocar o tênis e sair trocando os pés de posição. É preciso melhorar sua técnica mais e mais para conseguir melhores ritmos com menos esforço, portanto procure conhecer mais sobre a postura correta da corrida e aproveite as corridas mais leves para melhorar a sua técnica. Aproveito para trazer novamente em palta um post antigo sobre boa técnica de corrida.

Equipe de Corrida: Se você estiver disposto a investir mais em si mesmo, vale a pena buscar ajuda de um profissional de uma assessoria de corrida para que possa ter um treinamento mais personalizado. Recomendo entrarem em contato com o Prof. Guilherme Zuim do Studio Personal 5 que pode oferecer além dos treinos de corrida, atividades de fortalecimento.

Agora é mais com você do que comigo! Boa sorte e até a próxima volta!

3 comentários:

  1. Bruno, meu amigo.
    Obrigado pela lembrança e parabéns pelo texto. Você realmente faz parte deste círculo virtuoso que fomenta a vida com qualidade.
    Entrar para uma equipe de corrida lhe trará grandes resultados e todos os aspectos.
    Continue escrevendo e curtindo muito este nosso maravilhoso esporte.
    Boas passadas!
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Obrigado por todo apoio e dicas!

      Abraços e até a próxima volta!
      Bruno

      Excluir