segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quebrei e agora? O que fazer para retomar a confiança e o ritmo!

Era um domingo com previsão do sol, pois acordei para tomar café ele ainda não havia dado as caras, eu estava com o preparo em dia, tinha me resguardado no dia anterior, e já tinha conseguido quebrar recordes no treinos tempo-run. Quanto ao circuito, não tinha nada de mais, era basicamente composto por retas com poucas inclinações, portanto minha mente só pensavam em uma coisa, terminar os 10K da EcoRun de São Paulo em menos de 55 minutos. Não posso negar que fiquei um pouco ansioso na largada e isso com certeza me atrapalhou, pois tinha me programado para fazer um ritmo entre 5´ e 5'30" por Km, porém comecei correndo entre 4'30" e 5', e em função disto no Km 2 eu quebrei. Dor nas pernas, nas costas e no pé pois o corpo não estava preparado para este ritmo então passei o resto da prova rastejando para terminar, afinal de contas queria pelo menos perder com dignidade então sair da prova não era uma opção. Na ressaca pós-quebra fiquei pensando sobre o que fazer, ou melhor o que devemos fazer quando quebramos e depois de muito pensar cheguei a conclusão de que quebrar pode se dar por três principais motivos, e não vou nem precisar explicar para vocês qual dos três foi o meu, pois saberão de imediato.

"Acho que eu não estava preparado para essa distância, portanto é melhor dar uma passo para trás para depois dar dois passos a frente."

Essa era minha segunda prova nesta distancia, e talvez eu não tenha me preparado tão bem quanto deveria, portanto minha melhor opção neste caso é volta a treinar para os 5K enquanto me preparo melhor para os 10K. Esse é uma opção frustante, mas é a mais conservadora e pode me poupar de problemas no futuro, além do mais vai me permitir identificar se meu preparo está cabível aos 5K, melhor ou pior do que deveria e me dá u ma boa noção de preparo sem exposição ao risco de lesão.

"Eu estava bem preparado mas me faltou uma estratégia de execução e com isso forcei mais do que necessário."

Eu trenei o suficiente e nos treinos obtive resultado que me mostraram que era capaz de cumprir meus objetivos, mas faltou planejamento e execução na hora da prova. Se eu tivesse me planejado melhor e seguido o plano, meu corpo daria conta do recado, portanto só preciso programar um ritmo mais leve para a próxima prova e manter-me na mesma distância, assim não preciso recomeçar todo o meu trabalho e aos poucos vou ajustando meu ritmo para o desejado.

"Foi só um dia ruim"

Na corrida, assim como qualquer outra esfera da nossa vida, existem dias ruins também. Talvez eu tenha treinado suficiente e o ritmos que impus poderia ser cumpridos em um dia normal, mas não naquele dia. Então só que me resta aplicar o mesmo plano de jogo em outra prova e esperar que eu tenha um dia melhor. 


Se você nunca quebrou, sinto lhe dizer que é inevitável que isso acontecia um dia, e quando acontecer, independente do motivo, entenda que quebrar faz parte do processo de auto-conhecimento que a corrida proporciona, portanto isso deve ser encarado como aprendizado assim como qualquer "falha" na nossa vida pois encarar-las desta forma é mais light e ajuda no processo de crescimento pessoal, portanto se quebrar não se torture, apenas reflita e aprenda. Dito isso, me resta agora aplicar estes conhecimentos na prova do Circuito das Estações deste final de semana e verificar se consigo retomar o ritmo, mesmo porque estava viajando de féria e não tive tempo de treinar nas ultimas semanas.

Até a próxima volta!

4 comentários:

  1. Bola pra frente, meu amigo.
    A cadência é fato importante a partir dos 10K. Realmente não dá para sentar o pé.
    Melhor sorte!
    Boas passadas.
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Setembro realmente parece ser um mês complicado para todos... não suma! Seus posts são muito bons.
    Boas passadas!
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,

      Setembro realmente foi complicado! Sai de férias e estou tendo dificuldades para voltar a rotina parecidas com as que você relatou no blog. Vamos continuar tentando até que de certo! Abraços!

      Excluir
    2. Isso aí!
      Boas passadas.
      André
      http://andreeotenis.blogspot.com

      Excluir