Com o resultado do treino de ontem decidi que hoje iria tentar quebrar mais uma barreira pessoal, que era correr mais do que os habituais 5K, mas sinceramente estava preocupado em sentir as dores e incômodos que sentia frequentemente quando corria mais forte ou passava dos 5K anteriormente, e era esse na verdade o motivo que me limitava mentalmente. Comecei o treino de forma semelhante a ontem, com um ritmo bem tranquilo, acelerando gradativamente até que eu chegasse na minha "velocidade de cruzeiro" de 5'30"/Km, a qual mantive até chegar nos famigerados 5K. Quanto estava chegando próximo dos 5K não estava fazendo muito esforço, mas minha cabeça já estava cogitando a possibilidade de desistir do objetivo de correr 45 minutos, e isso foi ficando mais forte a cada passo que me aproximava dos 5K, então mudei o foco mental da Km para tempo, e me fiz pensar que já havia passado mais da metade do meu objetivo o que me ajudou a continuar, inclusive no mesmo ritmo, e ao passar a barreira dos 5K foi incrivelmente fácil terminar o resto do treino. Isso me fez pensar sobre a importância do fator psicológico na corrida, e principalmente como os treinos nos ajudam, pois por mais que estejamos fisicamente ou tecnicamente preparados, é a mente que frenquentemente nos faz desistir dos nossos objetivos. O treino de hoje me deixou muito claro que é tão importante fortalecer a mente quanto os músculos, o problema é que não há uma planilha ou treino para você seguir, portanto cada um de nós tem que achar se próprio caminho para isso. O importante é estabelecer metas que possam te ajudar a lutar contras os seus próprio demônios e concretizar seus objetivos. Agora tenho duas novas metas:
1) Fazer uma prova de 5K abaixo dos 25'
2) Fazer uma Prova de 10K abaixo de 1h
Dados do Treino de hoje
Lembre-se corrida não é só pulmão e músculos, precisa trabalhar a mente!
Até a próxima volta!
Um espaço para compartilhar a minha expericência pessoal com a corrida e a vida saúdavel, ou pelos a tentativa de ter uma. De forma despretenciosa, compatilhar um pouco do que ouço e aprendo e quem sabe criar um corrente postiva para estimular a saúde! Não sou profissional da saúde, e tento conciliar a corrida e alimentação saudável com o o dia-a-dia então as informações compartilhadas aqui são baseadas em experiência pessoal, mas talvez podem ser útil para outros.
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Pulmão ou Cabeça?
Marcadores:
Atividade física,
Corrida,
Corrida de Rua,
Dicas de Corrida,
Esporte,
Mente e Corpo,
Treinos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bruno,
ResponderExcluirVou direto ao ponto. Achei assustadora sua velocidade de cruzeiro. 5'30"/Km é um pace que impressiona para quem tem tão pouco tempo. Mas farei a pergunta de outra forma.
Visto que a maioria das planilhas tem como base a nossa freqüência cardíaca, quanto o seu monitor cardíaco marca quando está neste pace?
Pelos esplêndidos posts que já escrevera, fiquei curioso quanto a intensidade de seus treinos e qual planilha está usando como referência.
Boas passadas!
André
http://andreeotenis.blogspot.com
Oi André,
ResponderExcluirPode ser que eu esteja fazendo besteira, mas eu normalmente fico com a FC entre 170 e 190 que daria uns 90% à 100% segundo o que você postou no "Diario de uma meia-maratona - Capitulo 2". Antes eu sentia um grande esforço para correr nessa frequência, mas isso tem ficado cada vez mais fácil. Eu estava usando uma planilha que o MiCoach programou e nunca conseguia atender as metas dele, mas mesmo assim fiz todos o treinos. Será que estou fazendo algo errado?
O corpo é como um carro, meu amigo. Não dá para trabalhar em giro alto sempre, pois vai acabar batendo pino. Eu sempre usei (e não me arrependo) as planilhas do site da Runners (http://runnersworld.abril.com.br/planilhas). Elas oferem claros objetivos. Basta ver qual "carapuça" lhe serve melhor.
ResponderExcluirO link abaixo é a descoberta da noite. Farei a leitura dele agora.
http://sportlife.terra.com.br/index.asp?codc=1912
Abs