quinta-feira, 19 de abril de 2012

O vôo da Fragata!




"A técnica é uma conquista do homem, pois representa o domínio da inteligência sobre as coisas."
Juscelino Kubitschek


Ainda quando estava na faculdade, ouvi um conselho de um professor que dizia que deveríamos contemplar a natureza para encontrar as soluções dos nossos problemas e então um dia desses estava eu na praia contemplando a natureza e passei a apreciar o belo voo de uma fragata, que e voava sem esforço usando sua técnica para aproveitar as correntes de ar. Enquanto apreciava o vôo, me pus a pensar sobre o efeito de uma boa técnica na corrida, e como atingir um bom resultado com um esforço adequado, coisas que dificilmente pensamos quando estamos com o tênis ralando no asfalto.
Correr parece tão intuitivo e natural que nos preocupamos com o amortecimento do tênis que usamos, com a roupa que permita troca de calor, com o frequencímetro, o software do celular, e etc, mas esquecemos de nos perguntarmos se estamos correndo com a melhor técnica. As dicas de postura são simples e não há motivo para não seguir-las, mas exige que tenhamos a técnica ideal sempre em mente e monitoremos nossa postura constantemente.

Aqui vão algumas dicas que podem lhe ajudar:

1) Cabeça
Mantenha a cabeça erguida olhando para frente formando um angulo de 90º com o corpo. Evite olhar para cima ou para os pés pois isso vai atrapalhar sua respiração.

2) Ombros
Mantenha os ombros baixos e relaxados enquanto corre, evitando contrair-los. É importante se atentar à este ponto conforme avança na corrida, pois conforme aumenta o cansaço tendemos a contrair-los (Ato que efetivamente não ajuda nada na corrida).


3) Tronco
Contraia o abdômen, mantenha o tronco reto relação à base da cintura. Evite girar o tronco ou se encurvar lateralmente conforme corre. Correndo na postura correta você aumenta sua capacidade pulmonar e evita dores na lombar além de manter seu quadril bem posicionado evitando lesões.

4) Braços
Movimente os braços de acordo com suas passadas, mantendo um angulo de 90º entre o seu braço e ante-braço, e evite cruzar os braços na frente do corpo. As mãos deve estar relaxadas, portanto evite apertar os dedos conforme aumenta seu esforço.

5) Pernas
Se você não for um corredor de velocidade, evite levantar muitos os joelhos, pois isso é um desperdício de energia e irá te atrapalhar para correr grandes distâncias. Os seus pés tem que aterrissar abaixo do seu próprio corpo, pois aterrissando à frente estarão empurrando o solo no sentido contrário ao que queremos na corrida.

6) Tornozelo/Pés
As aterrissagens devem ser suaves, e feitas com o calcanhar e médio-pé, transferindo o contato com o solo para o ante-pé conforme "empurra" o chão para trás. Se você ouvir os barulhos do impacto entre o pé e o solo em alto e bom som, você está fazendo isso errado. Para aproveitar o impulso da gravidade, alguns treinadores ainda recomendam inclinar o tornozelo para frente, mas mantendo o corpo reto.


Esse video faz um resumo da maior parte das dicas, mas infelizmente está em inglês. Ainda assim, preste atenção na postura do corredor e você verá que é tão fluida quanto o vôo da Fragata.



Lembre-se que as dicas são para melhorar sua corrida, mas é importante entender que cada corredor tem sua própria característica, portanto não tente correr como um robozinho. A Técnica tem que ser incorporada ao seu estilo de corrida, e isso leva tempo.

Fontes:
Postura na Corrida - Revista O2
The Perfect Form - RW (Em Inglês)

Até a Próxima Volta!

3 comentários:

  1. Bem vindo! Eu comecei faz poucos meses, mas já fiquei viciado! Espero que você também seja picado pelo bichinho da corrida! Boa sorte e vai com calma! Devagar se vai ao longe! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fantástica resenha, Bruno.

    Muito legal o vídeo que conseguistes. Muita gente vai achá-lo interessante. Farei a divulgação do texto com muito prazer no próximo post.

    Ah! Fico feliz em saber que o bicho da corrida já o "infectou".

    Boas passadas e até o próximo post!

    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado André! Foi Difícil achar um video de qualidade mesmo, porque tem muita porcaria no YouTube. Dei sorte de colocar a combinação certa de palavras. Agora o difícil é correr igual ele quando a gente está quase morrendo nos treinos ou nas provas...haha

    ResponderExcluir