Nas ultimas semanas, estava relutando em comprar um novo tênis, para correr, mas como estava com um só um par de tênis e com a oportunidade única de comprar um bom tênis por uma preço justo nos EUA, não resisti a tentação e comprei uma nova ferradura. No treino de hoje eu estreei meu novo Mizuno Wave 13, e minhas primeiras impressões foram muito boas. O Sistema de amortecimento por placas, comercialmente chamado de Wave judia um pouco do calcanhar no começo e já tinha passado por isso com meu último tênis dessa marca, talvez por esse motivo muita gente que nunca usou um Mizuno por tempo suficiente para amaciar as placas prefira os modelos da Asics que são mais macios devido ao sistema de amortecimento de gel. Apesar disso, os impactos não foram nada que pudessem prejudicar minhas articulações e sei que com o tempo ficarão mais suaves, e apesar desse desconforto inicial, é inegável o alto nível de tecnologia empregada nestes calçados, pois os tênis entra como uma luva no pé e o segura firmemente dando uma sensação de segurança muito grande, o que é extremamente importante no meu caso, pois como já mencionei aqui, eu tenho hiper flexibilidade ligamentar e basta um pequeno vacilo para que eu torça meu pé, o que acho que dificilmente vai acontecer usando este tênis. Em resumo, gostei da nova aquisição, mas vou esperar mais alguns treinos para fazer um review completo do item.
Quanto ao treino, eu acho que me empolguei um pouco por estar de ferradura nova e não consegui seguir o conselho do André, apesar de eu haver me planejado para seguir uma planilha nas próximas 8 semanas. Eu precisava correr 50' com FCM entre 65% e 75%, mas logo no começo eu já disparei os batimentos para 75% do FCM e mesmo diminuindo o ritmo os batimentos não baixavam, até que em um dado momento eu desisti de controlar abaixo do 75% e me mantive satisfeito por conseguir manter abaixo dos 85% até o final dos 40 minutos (Sim, eu diminui um pouco do tempo para compensar, mas não sei se adianta de alguma coisa). O que tenho achado estranho é que os meus batimentos sobem muito rápido segundo o Polar e por mais que esteja em 80% a 90%, não tenho uma percepção do esforço tão grande, mas mesmo assim vou tentar adaptar meus próximos treinos acreditando que o Polar esteja correto.
Se alguém tiver um manual do corpo humano em pdf pode me mandar porque o meu corpo veio sem, e está difícil de entender como funciona!
Treino de hoje no RunKeeper.
Até a Próxima Volta!
Um espaço para compartilhar a minha expericência pessoal com a corrida e a vida saúdavel, ou pelos a tentativa de ter uma. De forma despretenciosa, compatilhar um pouco do que ouço e aprendo e quem sabe criar um corrente postiva para estimular a saúde! Não sou profissional da saúde, e tento conciliar a corrida e alimentação saudável com o o dia-a-dia então as informações compartilhadas aqui são baseadas em experiência pessoal, mas talvez podem ser útil para outros.
terça-feira, 24 de abril de 2012
A Ferradura é nova, mas o trote é o mesmo!
Marcadores:
Atividade física,
Consumo,
Corrida,
Corrida de Rua,
Esporte,
Eu na Corrida,
Running,
Saúde,
Treinos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bruno,
ResponderExcluirObrigado pela confiança e pela citação, mas não me considero merecedor de tanto. Sou apenas mais um corredor amador que através de muita leitura e conversa chegou onde chegou.
Novamente, na minha humilde opinião e após avaliar seu PACE nos splits de seu registro no Runkeeper, gostaria de lhe propor uma coisa: tentar correr mais lentamente. Não conheço seu histórico, mas para este cara aqui, manter um pace em torno de 5'30" não encaixa em treino de corrida leve. Atualmente quase não se encaixa em corrida moderada para falar a verdade.
Em relação ao Polar, confie nele, assim como Obiwan disse para Luke confiar na força kkk. Ele literalmente é seu monitor, ou melhor, auditor de seus batimentos cardíacos.
Dê uma chance para um movimento um pouco mais intenso que um trote... duvido que você não conseguirá concluir o definido na planilha.
É isso. Hora de descansar o esqueleto que amanhã é dia de intervalado!
Boas passadas :-)
André
http://andreeotenis.blogspot.com
Oi André,
ExcluirMuito obrigado pelas dicas. Hoje é dia de descanso mas amanhã vou tentar treinar em um ritmo mais contido. Pelas minhas experiências com corrida até agora, tenho percebido que a melhora da técnica só vem mesmo com o treino e auto-conhecimento, portanto vou tentar prestar mais atenção nos batimentos.
Abraços!
Bruno,
ExcluirHoje eu fiz o melhor treino intervalado do ano! Depois de alguns meses de preparação, fiz uma série de tiros de 3 minutos com pace em 4'30"! Nem eu acreditei quando verifiquei o resultado no Runkeeper. A mensagem que quero lhe passar é que seja fiel a planilha. O resultado virá como conseqüência. Não corra para ganhar velocidade. Corra para aperfeiçoar seu ato de correr. A velocidade é um entre muitos benefícios que conquistará.
Boas passadas :-)
André
http://andreeotenis.blogspot.com
oi Bruno tudo bem.
ResponderExcluirSou iniciante tbm de corrida, estou voltando depois de uma lesão.
espero poder trocar informações com você, pois, vivo com duvidas rsrsrsr.
Uma otima semana.
Um abraço
Elisangela.